A prática regular de exercícios físicos associada a uma alimentação balanceada provoca impactos extremamente positivos na fertilidade. De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), a realização de atividades físicas de intensidade moderada contribui para a facilidade de engravidar naturalmente.
O estudo — que avaliou mulheres entre 18 e 40 anos — tinha o objetivo de analisar a influência da atividade física na capacidade reprodutiva. Ficou constatado que, enquanto os exercícios moderados podem ajudar na concepção do bebê, os exercícios muito vigorosos podem dificultar a gravidez, exceto para mulheres obesas ou com sobrepeso. Isso acontece porque a atividade física de forte intensidade, comumente praticada por atletas profissionais, pode provocar um desequilíbrio nos hormônios responsáveis pela estimulação dos ovários. As alterações desses hormônios acabam bloqueando a ovulação e gerando períodos de amenorreia (ausência de menstruação).
Desse modo, o mais indicado é não exagerar na quantidade de exercícios. Ao praticar 50 minutos de atividade física, três vezes por semana, já é possível equilibrar a saúde metabólica e hormonal, melhorando assim a fertilidade.
Veja, a seguir, quais modalidades de exercícios podem contribuir para a saúde reprodutiva das mulheres e dos homens:
Trata-se de um excelente exercício aeróbico que aumenta a resistência física, além de melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória. Essa atividade também ajuda no bom funcionamento da circulação sanguínea e no equilíbrio da pressão arterial.
Essa modalidade de exercício contribui para a adequação do Índice de Massa Corporal (IMC), além de fortalecer os músculos e melhorar a postura. Mas atenção: o ideal é que o treinamento seja acompanhado e orientado por um profissional especializado em educação física.
Considerado um exercício completo, o pilates trabalha diversos músculos do corpo. Também ajuda a aumentar a flexibilidade, ao mesmo tempo que reduz o estresse, a ansiedade e as tensões. É importante ressaltar que essa modalidade deve ser orientada por um fisioterapeuta, de forma a garantir que os exercícios sejam realizados corretamente, sem riscos de lesões.
Um exercício leve e agradável que melhora a força muscular, o equilíbrio e a coordenação motora. Por ser de baixo impacto, a hidroginástica é ideal para pessoas com problemas no joelho, pois não causa desgaste nas articulações. Essa modalidade também pode ser feita durante a gravidez, sendo indicada a partir do 3º mês de gestação.
A natação é um treino extremamente saudável, já que mantém a frequência cardíaca alta, desenvolvendo assim o condicionamento cardiovascular. Ao mover o seu corpo contra a resistência da água, o praticante também consegue tonificar seus músculos, queimar calorias e, consequentemente, manter a boa forma.
Além de ser uma atividade física que desenvolve a força e a flexibilidade, a yoga ajuda a desacelerar os pensamentos, deixando a mente mais calma e tranquila. Vale destacar também que a prática regular desse exercício combate o estresse, a ansiedade e garante mais concentração no dia a dia.
Gostou dessas dicas de exercícios? Então, não deixe de escolher uma modalidade para começar a praticar. E não se esqueça: se você está tentando engravidar, é importante conversar com seu médico ginecologista para descobrir quais atividades físicas são mais indicadas no seu caso.
Para mais informações sobre fertilidade, navegue pelos outros conteúdos do nosso blog. Ou, se preferir, agende uma consulta com um especialista do Instituto Verhum e conheça as últimas inovações em tratamentos de reprodução assistida.