Câncer de mama e congelamento de óvulos - Tudo que você precisa saber

  • 04/10
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

O câncer de mama é um diagnóstico que impõe desafios, especialmente às mulheres. Não somente pelo enfrentamento da doença em si, mas pelo fato de que o seu tratamento pode afetar o planejamento de uma vida inteira.

Estamos falando especificamente da possibilidade de não engravidar.

A gravidez envolve uma vivência que representa o sonho de boa parte do público feminino. E é por isso que a ciência tratou de buscar e oferecer soluções ao inconveniente que a infertilidade representa.
 
Nesse artigo você entenderá:

     Como a informação sobre fertilidade interfere nas decisões da mulher

     Como o congelamento de óvulos pode ser a solução durante o tratamento

     Como o processo de congelamento de óvulos é realizado

     Por que a Verhum está preparada para te acolher


Dados: Mulheres são menos informadas sobre fertilidade depois do câncer 

De acordo com um estudo sueco, publicado no Journal of Clinical Oncology, as mulheres têm muito menos probabilidade do que os homens de serem informadas sobre o risco de infertilidade depois do tratamento do câncer.

A pesquisa apurou que 80% dos investigados do sexo masculino receberam
 informações sobre o impacto do tratamento na fertilidade e, assim, 54% deles armazenaram espermatozóides congelado.

Com as mulheres foi diferente: diante do diagnóstico, menos da metade (48%) delas obtiveram essas informações acerca do risco de infertilidade, logo, apenas 2% preservaram seus óvulos.

Para os pesquisadores, essa lacuna pode existir pelo fato de que preservar a fertilidade é mais complexo nas mulheres do que nos homens. Sendo assim, as técnicas para fazer isso não costumam estar tão disponíveis.

Em entrevista a um portal internacional, a pesquisadora Claudia Lampic, do Instituto Karolinska em Estocolmo declarou:

“Mesmo nos casos em que a preservação da fertilidade não pode ser realizada, os pacientes - e, em particular, as mulheres - devem ser informados sobre o risco de diminuição da fertilidade e o risco de entrar na menopausa prematuramente”

Há quem realize o tratamento e não apresente dificuldade para engravidar ou somente uma infertilidade passageira.

Mas, considerando todos os impactos comprovados cientificamente que envolvem uma infertilidade irreversível, o mais indicado é que você se planeje, com auxílio médico, para garantir a preservação dos seus óvulos.

Para que as mulheres tenham a oportunidade de participar de decisões sobre seu tratamento e capacidade reprodutiva futura, é preciso ter conhecimento de que:

- A quimioterapia pode afetar a sua fertilidade
- Há opções para que essa fertilidade seja preservada

Explicamos sobre uma dessas incríveis opções no próximo tópico.

O congelamento de óvulos pode ser a solução durante o tratamento 

O congelamento de óvulos vem para afirmar que, após a cura do câncer de mama, a paciente ainda poderá viver a experiência da maternidade se assim desejar.

Trata-se de uma técnica bastante prescrita e praticada na clínica médica. O congelamento para posterior fertilização in vitro tem ainda a vantagem de apresentar taxas muito equivalentes às de gravidez obtidas com fertilização de óvulos frescos.
 
Confira a seguir.  

O que é o congelamento de óvulos e como ele é realizado 

É uma técnica em que se faz uma administração de remédios que estimula a produção de óvulos pelo ovário no transcorrer do ciclo menstrual.

A seguir, se realiza um procedimento cirúrgico para fazer a coleta desses óvulos, congelá-los e armazená-los.

Com a finalidade de possibilitar uma gravidez, há posterior descongelamento e fertilização in vitro dos óvulos. Esse processo é capaz de gerar embriões que, desse modo, são implantados no útero da mulher.


O Instituto Verhum pode auxiliar neste momento 

Lidar com a possibilidade de não poder ser mãe ou de não ter tempo para decidir com calma - diante da iminência de uma tratamento que pode causar infertilidade - é um contexto que pode causar bastante angústia e sofrimento.

O Instituto Verhum está preparado para acolher você neste momento porque:

     É referência nacional na área de reprodução assistida

     Tem uma equipe experiente, multidisciplinar e humanizada

     Conta com equipamentos de última geração

     É uma empresa que honra com sua responsabilidade social através de incríveis Projetos

     Já são mais de 1000 bebês nascidos como resultado dos procedimentos de fertilização realizados no Instituto


Cada uma dessas vidas geradas aqui vai muito além de qualquer número. Nos orgulhamos de ter o elemento humano como ponto central do que fazemos. É a humanidade reconhecida em cada etapa do processo que fortalece o nosso empenho na realização do sonho de cada paciente.

Antes dessa leitura, talvez não lhe tenha ocorrido que o processo de fertilização é um procedimento que adere concretamente à realidade dos nossos dias.

Há muito essa deixou de ser uma possibilidade fictícia retratada em livros, filmes, séries e telenovelas. Definitivamente, não se trata mais de um tempo pouco palpável e restrito à imaginação.

Aqui no Instituto Verhum, o futuro que você sonha já pode ser experimentado. Nossas soluções médicas especializadas em reprodução humana estão inteiramente à sua disposição. Entre em contato com a gente para saber mais.

VOLTAR